Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

parte 8 - Minha Cidade Natal Cataguases Celeiro de Artes


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Estação Ferroviária
A estação ferroviária teve sua construção concluída em julho de 1877 pela Companhia Estrada de Ferro Leopoldina.
Esta Companhia, constituída em 1872, tinha por objetivo inicial a construção de uma estrada de ferro interligando Porto Novo da Cunha, (hoje, cidade de Além Paraíba) à Santa Rita do Meia Pataca, (atual cidade de Cataguases). A inauguração, tanto da Companhia, como da estação só ocorreu em 7 de setembro de 1877 junto com a instalação do município.
O prédio da estação é de estilo Inglês. A Companhia teve ao longo dos anos vários nomes até ser encampada pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal/ Sociedade Anônima).
Atriz *Eva Nil
Através de permuta como município, a RFFSA, passou aos cuidados da Prefeitura de Cataguases o imóvel da Estação. O prédio passou a abrigar, então, o Centro Cultural *"Eva Nil", que integra a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde se encontram vários departamentos ligados a secretaria; entre eles o DEMPHAC (Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases) e o Arquivo Público Municipal
 
*Na Cinemateca Brasileira, é possível encontrar documentos reunidos pela própria Eva Nil em seu arquivo pessoal; informações sobre esta inegmática e, certamente, das mais apaixonates personagens do cinema brasileiro. Constituído de documentos manuscritos e impressos, fotografias e fragmentos de filmes. Este arquivo de Eva Nil reúne significativo material sobre a atriz, que participou de produções em Cataguases na década de 1920. Atualmente, esse matrial é indispensável para dimensionar o que significou a contribuição de Eva para o cinema Brasileiro.

 ANTIGA FÁBRICA VELHA
Antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem
A antiga fábrica velha, assim chamada por todos foi uma instalação de uma antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem de Cataguases; fundada em 26/05/1905, pelos empresários Dr. Norberto Custódio Ferreira, Coronel Joaquim Gomes de Araújo e Major Maurício Eugênio Murgel.
Em 1911, o Sr. Manuel Ignácio Peixoto, adquire o controle acionário e a empresa passa a ter seu proprietário.
Com seu falecimento em 12/10/1917, a firma é sucedida por Indústria Irmãos Peixoto & Cia. Em 21/11/1935, transformou em Sociedade Anônima, sob a denominação de Indústria Irmãos Peixoto S.A.
O primeiro prédio compreendia apenas um bloco pequeno, de formas mais ou menos cúbica, em alvenaria e tijolos aparentes e lanternim na parte mais alta do telhado, fronteiro à *Praça Manuel Ignácio Peixoto.
 Jardins da Praça Manuel Ignácio Peixoto
Em agosto de 1999 até 2011, o antigo prédio passou a abrigar o "Instituto Francisca de Souza Peixoto", uma entidade sem fins lucrativos que visava na localidade promover atividades culturais locais. Atualmente um grupo de Supermercados comprou o prédio e pretende criar uma grande comércio. E as atividades que eram desenvolvidas pelo Instituto foram direcionadas para um outro prédio atualmente.
Praça Manuel Ignácio Peixoto

Abraços!!!

JP

Um comentário:

  1. Olá JP! gostei de sua página, tenho interesse em algumas fotos postadas por você, como posso entrar em contato? pode me escrever no email: sanplaz@gmail.com , por gentileza? abraços
    Sara Plaza

    ResponderExcluir