Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil


Da História do Passado à Atualidade
Diversificadas histórias....
_ Contos, livros, filmes, revistas, músicas, novelas, enfim, tudo o que se pôde fazer para falar da independência do Brasil foi feito. Homenagens à D. Pedro I que as margens do rio Ipiranga, como todos já sabem, com uma pequena comitiva, ergueu sua espada e deu um dos gritos mais famosos, se não o mais, do nosso país: “Independência ou Morte”.
Mas que independência foi esta? Às vezes eu me pergunto se ela realmente aconteceu? Se foi realmente a partir deste dia 7 de setembro de 1822 que nosso país se tornou independente? 
O governo português aceitou assim tão fácil que essa colônia, batizada de Brasil graças a abundância da árvore Pau Brasil? Não, não foi fácil. Para se tornar independente o governo português exigiu um pagamento de 2 milhões de Libras Esterlinas, aí sim, reconheceria o Brasil como uma República. E D. Pedro I fez então o que seria o primeiro passo para fazer do nosso país um dos mais dependentes de outras nações. Sem verba para comprar nossa independência a solução foi recorrer aos nobres ingleses que tão bondosos se prontificaram imediatamente a emprestar o dinheiro. E aí sim, nosso país estava reconhecidamente “independente”, mas individado, por longos anos.
      O motivo maior de nossa independência com certeza foi acabar com a exploração feita nesta terra de riquezas incontáveis por outros países, fazer do nosso povo, indígena, catequizado pela lei dos brancos, pudesse trabalhar para seus sustentos, terem suas terras de volta. Seria muito bonito se tudo isso fosse verdade. A independência das elites, sim das elites, pois nossos catequizadores estavam agora com o poder total, ou parcial (eles ainda deviam para a Inglaterra), e então chegara a hora deles explorarem. Ficarem ricos, milionários. E assim, nada mudou para escravos, agricultores e nada mudou na distribuição de renda. Mais uma vez éramos explorados pelos bons homens que lutaram por nossa independência; a expressão é de se ter liberdade, mas na real pura mentira.
      A história não pára por aí. Como pagar os ingleses? Como faríamos? Por um tempo liberamos a exploração de partes de nossa terra. Mas isso ia cansar, mais um país europeu no Brasil, tirando nossas riquezas? Claro que nossos inteligentíssimos portugueses (essa é a razão de hoje termos milhares de piadas com nossos patrícios) não deixariam e achariam uma solução. Pois eis que surge um governo bom. Um país caridoso, sem más intenções, um país que sonhava em ver seu irmão Brasil vencer na vida, afinal também já fora colônia. Quem é este país? Vai dizer que não conhece? Os Estados Unidos da América. Sim, como poderíamos esquecer, irmãos, do mesmo continente, prontamente se disponibilizaram a nos ajudar. Pagamos a Inglaterra com o dinheiro emprestado de nossos amiguinhos e aqui estamos até hoje, “independentes”, graças aos EUA.

_Este texto, irônico eu li em um blog, e baixei para se ter uma introdução de como foi o passado e qual é a percepção do presente. Me sinto indignado em se ter que comemorar o que não aconteceu e isso se arrasta desde desde o descobrimento..., e se ocorreram algumas mudanças aparentes alguém com certeza levou algum troco. No ponto de vista do autor nada do que diz é mentira; foram 500 anos de domínio total de grandes potências sobre nosso território.
A “independência” mudou quase nada. Mudou apenas na chance que temos de realmente sermos independente, pois mandamos em nosso território, ou deveríamos?
A exemplo das escolhas dos Magnânimos Parlamentares que criam as leis para seu único favorecimento e deleite, nós que os escolhemos temos que assistir impotentes, no caso da absolvição da Deputada Jaqueline Roriz, que teve 166 deputados a favor de sua cassação e 265 votaram contra, assistimos a tudo sem fazer nada. Pois bem, então o que comemorar, neste 7 de Setembro de 2011 (o dia da marmelada!!!) e nós com caras de palhaço.
milhares de pessoas se juntaram à marcha contra a corrupção em brasília...
Hoje foi dia de protestos em vários lugares no país, e pintamos a cara, para viver a realidade porque palhaço e feito de palhaço estamos sendo por aqueles que foram escolhidos por nós mesmos para colocar ordem, só fazem vexame e desordem.
o foco maior foram denúncias de corrupçõe e a absolvição da Deputada Jaqueline Roriz
_Hoje também foi dia de desfiles na avenida da minha cidade em comemoração desta Independência, e falei para minha esposa; "bem que a Bela (nossa filha) poderia ir com a camisa do Brasil que usou para comemorar os jogos da Copa do mundo",...ela disse que não iria para gar mico (kkkk). Aqui no Brasil Patriotismo só vemos as vezes nos jogos da seleção... as pessoas desfilaram, mas nem sabe mais o que estão comemorando, poucos se vestem de verde amarelo e quase não se vê também bandeiras hasteadas, é incrível como não muda em nada este espírito patriota, tá é mesmo caótico.

_Poderá ter a visão lendo o texto que criticar é fácil, mas na verdade existem coisas corretas e pessoas que lutam para um Brasil Independente, sem corrupções... não é utópico esperar que possamos algum dia se vestir de verde amarelo e comemorar a liberdade no mais verdadeiro e amplo sentido da palavra. Acredito piamente que estamos caminhando para melhorar a cara do nosso país, e que anos de burrices não consertam assim tão facilmente.
Eu tenho orgulho de ser brasileiro e o lema é: não desistir nunca!!!

7 DE SETEMBRO DE 2011 - DIA QUE COMEMORA-SE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!!!

Abraços!!!

JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário